Pessoal, mal acabou o carnaval e já começamos a pensar em atividades para nos progamarmos para o período de Páscoa que ainda está meio longe, ñ é? Pois então, começarei a pesquisar e colocar aqui algumas ideias que sejam interessantes e bem diferentes do habitual desenho xerocado que a maioria das escolas se "preocupa" em dar para as crianças. Nós aqui nos esforçamos para criar experiências onde as crianças possam colocar a mão na massa e udufruir verdadeiramente de um dia de alegria e diversão, naão deixando de lado, é claro, o aprendizado!
Espero que gostem e aproveitem as atividades que postaremos em breve!!!
Num baile de carnaval não pode faltar barulho, não é? Então resolvemos fazer o Bloco do Chocalho na escola onde trabalho. Aderimos à reciclagem reutilizando embalagens vazias de iogurte de diferentes marcas encontradas em qualquer supermercado. Minha turminha confeccionou o chocalho com copinhos de 10cm encapados com papel seda amassado + celofane. Recheamos com um pouco de feijão e para fechar colamos com fita adesiva um círculo recortado de papel 40kg.
O bom foi que ficou bem diversificado tanto sonoramente quanto visualmente!!! Cada turma recheou seus copinhos com grãos diferentes (arroz, feijão, milho...) e também utilizaram potinhos de diferentes tamanhos - fotografarei as outras produções e colocarei aqui em breve!
Fizemos essas máscaras bem coloridas para nosso bailinho com todas as turmas de nossa escola! As crianças adoraram trabalhar com os materiais bem coloridos e de diferentes tamanhos. Pudemos brincar com as noções de maior x menor, igual x diferente, cores, e pudemos sentir através do tato os diferentes materiais como lantejoula, purpurina, qualidade e espessura do papel (ofício e 40kg).
Mais uma vez tirei uma folga da internet e acabei deixando nosso blog sozinho... mas agora o carnaval acabou e estou de volta cheia de novidades!!! Aguardem!!!
Resolvi fazer um relógio didático porque minhas crianças viviam perguntando se já estava na hora de trocar de brinquedo com o amiguinho ou se já estava na hora de trocar os grupos onde estavam trabalhando. Eu estipulava um tempo para que brincassem com um grupo de brinquedos e quando o tempo passasse elas mudariam para outro grupo, fazendo assim um revezamento entre cada tipo de atividade ou então brinquedos.
Ano passado eu tinha um relógio convencional, desses que ficam pendurados nas paredes, e então tinha que ir até ele toda hora explicar onde o ponteiro maior teria que encostar para que então desse a determinada hora. Para que eles traçassem uma relação e identificassem melhor os números fiz um relógio didático (com prato de papelão e números e ponteiros de EVA) para colocar ao lado do relógio comum.
Não tem mistério algum para fazer! É só colorir o prato e depois colar os números com cola quente.
Estou ansiosa para ver a reação das crianças ao chegarem na sala e virem o novo integrante!!!
Isso parece areia colorida mas na verdade não é. Foi uma professora quem me ensinou e logo fiz em casa para levar para a escola. Fiz trabalhinhos com esse material quando era criança e achava super divertido!
Segue a receita da farinha colorida: * 500g de farinha de mesa (mandioca) * meio copo (requeijão) de álcool * anilina em pó da cor desejada * 2 colheres (sobremesa) de água
Num copo a parte misture o álcool + anilina + as colheres de água. Após feito isso coloque 500g de farinha de mesa num pote (um velhinho que não tenha problema se manchar) e adicione a mistura colorida. Mexa até toda a farinha pegar a cor e coloque ao Sol para secar (de preferência, espalhada sobre um jornal). -> Caso fique muito clarinha espere toda a farinha secar e repita o procedimento do álcool + anilina (um pouco mais do que foi posto anteriormente) + água.
Pode ser armazenado em potes fechados que impossibilitem contato com umidade. -> eu guardei em potes plásticos de sorvete.
É bom abrir 1 vez por semana e colocar ao Sol para arejar.
Esse alfabeto móvel é super interessante e chama bastante a atenção dos pequeninos! É feito de EVA, tendo cada peça 5cm de altura e 1cm de espessura. Comprei o conjunto de letrinhas e números para trabalhar com minhas crianças. Desse modo exploraremos de uma maneira divertida a inicial de cada nome e quais letrinhas são comuns em seu nome e no do amiguinho. As crianças poderão traçar comparações e perceber que mesmo sendo nomes diferentes as letrinhas podem vir a se repetir.
A partir de seus nomes (e o meu também) trabalharei as vogais, explorando cada uma separadamente mais tarde. Para que assim possam relacionar a fonética com a palavra escrita e identificar sua presença em diferentes nomes de bichos, objetos, brinquedos...
Podemos trabalhar a identificação de cada número, pedindo que juntem os números iguais, relacionando cada um com sua referente quantidade... uma infinidade de formas, basta apenas usar a criatividade!
Começando mais um ano nesse universo escolar que tanto nos inspira e traz alegrias!!! Nos realizamos ao ver o rostinho contente e interessado de nossas crianças sempre querendo mais e mais ativdades que mexam com o imaginário e o mundo das brincadeiras. Aqui vocês poderão encontrar diferentes ideias e atividades que propusemos na escola em que trabalhamos e que deram certo.
Que tenhamos um ano de PAZ, REALIZAÇÕES, AMOR e ALEGRIAS!!! Feliz 2010!!!
Esse cantinho foi feito para divulgarmos e trocarmos ideias de atividades a serem trabalhadas na escola. Somos duas amigas que fizeram o Ensino Médio Normal juntas e que amam a profissão que escolheram.
Eu sou Patricia e faço faculdade de Artes Plásticas. Ao mesmo tempo dou aula para Educação Infantil com uma turminha nada tranquila. Acredito que a arte é de fundamental importância nas pequenas vidinhas que estão se formando. Por isso proponho diversas atividades que atraem a atenção das minhas crianças.
Eu...
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazercoisas novas, não simplesmente repetir o queoutras gerações já fizeram.Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta daeducação é formarmentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)
"A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo." (Nelson Mandela)